O primeiro 'carro voador' acaba de ser aprovado pela FAA

arco da semana O veículo de dois modos da Alef Aeronautics lida com a estrada como um automóvel e paira como um eVTOL.

Alef_Flying_Car_Oct_19_2022_UnveilingO veículo de dois modos da Alef Aeronautics lida com a estrada como um automóvel e paira como um eVTOL.

O carro voador maluco de Alef foi oficialmente liberado para decolagem.

O híbrido retrofuturista, que pode ser dirigido na estrada como um carro comum ou pilotado como uma aeronave VTOL, recebeu uma Certificação de Aeronavegabilidade Especial da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), que o permite atingir os céus em estado experimental. A empresa californiana diz que é a primeira vez que um veículo dessa natureza recebe a certificação do governo.

“Estamos entusiasmados por receber esta certificação da FAA”, disse o CEO da Alef, Jim Dukhovny, em um comunicado. “Isso nos permite chegar mais perto de trazer às pessoas um deslocamento ambientalmente amigável e mais rápido, economizando horas para indivíduos e empresas a cada semana.”

Lead-Model-A-parking-spotO Modelo A tem portas asa de gaivota e cavas das rodas cobertas.

Claro, existem algumas ressalvas. Primeiro, a FAA disse à Flying que emitiu o certificado para um precursor do modelo de produção (o Armada Model Zero, não o Model A). Isso significa que o Modelo A, que está atualmente em pré-venda, também precisará ser liberado para voar pela FAA. Ele também precisará atender aos padrões de segurança da National Highway and Traffic Safety Administration (NHTSA).

Vale ressaltar também que a homologação permite apenas que a aeronave seja utilizada para fins experimentais, como exposição, pesquisa e desenvolvimento. Não é como se o Joe comum pudesse pular no carro para um test drive; será pelo menos um par de anos antes que isso aconteça. A empresa terá que esperar que a FAA certifique os eVTOLs para uso comercial antes de poder vender, voar ou dirigir o Modelo A.

5.-Screen-Shot-2022-10-31-at-2.49.44-PMO cockpit do Modelo A se inclina 90 graus e o chassi perfurado se torna as asas.

A FAA também concedeu aprovações para pelo menos dois modelos semelhantes, incluindo o Transition da Terrafugia e o Switchblade da Samson Sky . Nenhum dos designs é totalmente elétrico como o Modelo A. As duas aeronaves de asa fixa também podem ir e vir de aeroportos, enquanto o Modelo A pode executar decolagens e pousos verticais em vários locais. Além disso, a aeronave totalmente elétrica terá um alcance de aproximadamente 200 milhas na estrada e 110 milhas no ar. Ele terá uma velocidade máxima de cerca de 35 mph e será capaz de acomodar dois passageiros.

Alef diz que recebeu “fortes pré-encomendas” de indivíduos e empresas para o Modelo A de $ 300.000. A empresa espera que as primeiras entregas ocorram no quarto trimestre de 2025.

Reportagem original: The First ‘Flying Car’ Was Just Approved by the FAA